Queremos dados abertos na Câmara Municipal!

No ar há mais de 1 ano em Ciência e Tecnologia
Queremos dados abertos na Câmara Municipal!

Criando o Projeto #DeOlho, que será a primeira plataforma de participação e acompanhamento da Câmara Municipal do Rio, a equipe do Meu Rio se deparou com um grande problema: As informações e dados sobre a atuação dos nosso vereadores não são abertas para o acesso de sistemas externos. Desta forma, podemos ver as informações no site da Câmara, mas não conseguimos usá-las. Assim fica muito difícil acompanhar o que acontece lá dentro. Descobrimos também que a Câmara de São Paulo tem dados abertos para a população desde 2011, quando houve mobilização popular pela abertura das informações. Ou seja, com pressão a gente consegue!

E no Rio, o primeiro passo já foi dado! Uma Resolução da própria Mesa Diretora obriga a Assessoria de Informática e Modernização Administrativa (o "Departamento de Informática" da casa) a abrir seus dados. Mas a resolução não está sendo cumprida.

O Meu Rio fez um requerimento de informação à Câmara perguntando quando esses mecanismos seriam implementados e eles responderam que por questões de segurança, não há previsão para a implementação desse mecanismo de acesso.

Acontece que esse sistema já existe em Câmaras como a de São Paulo (a maior do país) e de Porto Alegre. Ou seja, é possível abrir o sistema da Câmara e permitir que a população possa acessar e mexer livremente com esses dados sem brechas de segurança!

Com essa abertura de dados, o Meu Rio poderá desenvolver o Projeto #DeOlho permitindo que os cariocas participem e influenciem diretamente na tramitação e aprovação de projetos dos vereadores!

A Resolução já tá pronta. Só falta alguém cobrar seu cumprimento. E isso a gente sabe fazer bem! Pressione já os Vereadores que compõe a Mesa Diretora para que eles exijam o cumprimento da Resolução e a abertura dos dados da Câmara do Rio. Queremos #DadosAbertos!

Fontes:

- Resolução da Mesa Diretora

- Notícia no jornal O Dia

Deixe seu comentário